quarta-feira, 16 de março de 2011

RELACIONAMENTOS NO MUNDO MODERNO

           
            As facilidades da tecnologia trouxeram as futilidades do dia-a-dia.
            O ser humano hoje quer tudo na hora e com o menor esforço possível, nem que para isso tenho que baixar seus padrões.
            Estão praticamente extintos os desbravadores e aventureiros que lutavam (com espada ou não) por uma ideologia de qualidade!
            E essa realidade, infelizmente, atingiu o modo como os seres humanos se relacionam. Antigamente, por exemplo, para que um homem pudesse se casar (e esse era o objetivo de todo o relacionamento amoroso) ele precisava cortejar durante meses e até anos a mesma mulher, sem maiores intimidades físicas; e então se casavam. E é claro que havia diligência no cuidado de algo pelo qual tinha se esforçado tanto tempo para conseguir. Casamento era para vida toda, portanto zelava-se por ele.
            Hoje as pessoas acham mais fácil encerrar o primeiro e procurar um segundo casamento do que investir seus esforços para que aquele não se acabe.
            E por quê?? Por que estamos vivendo na era do DESCARTÁVEL. Aparelhos eletrônicos são descartáveis (já reparou como os eletrodomésticos de antigamente duravam mais?), roupas são descartáveis (para que não se repita um visual mergulha-se no consumismo) e até mesmo relacionamentos são descartáveis. Porque as pessoas simplesmente fizeram opção de viver debaixo dos ditames da LEI DO MENOR ESFORÇO.
            Imaginem os relacionamentos como os frutos de uma árvore. Ao invés de esperar seu “fruto” ideal amadurecer, ou ter que se esforçar escalando a árvore para alcançá-lo, as pessoas acabam se conformando com os relacionamentos “verdes” (porém disponíveis) ou com os podres e já no chão (onde qualquer um alcança). E aquelas pessoas que têm um padrão de qualidade mais elevado, que sabem o real valor que possuem acabam esperando um desbravador que ouse escalar a árvore para alcançá-la(o).
            Para estas pessoas (os bons frutos do alto da árvore) aqui vai meu recado: sei que as vezes a sociedade tenta nos convencer que se “apodrecermos” e cairmos no chão seremos vistos mais facilmente e também alcançados por todos, mas não se iluda com este discurso, afinal é no chão que corremos o risco de sermos pisoteados e fatalmente esmagados. E, acredite, a morte emocional pode ser até pior que a morte física!

3 comentários:

  1. Gi...lindo!A vida tem mudado rapidamente, os valores foram deturpados.Qq sacrífio hj, é totalmente descartado...infelizmente isso alcançou os sentimentos...Uma pena q as pessoas não tenham mais tempo para amar de verdade.Susan

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma pena Su... Lembra como era a paquera e o flerte quando éramos adolescente?! Isso já não existe mais e o mundo carece do verdadeiro amor e todos seus adereços.

    ResponderExcluir
  3. Gi, adorei. Realmente estamos vivendo na era do DESCARTÁVEL e isso é lamentável. Seu texto me lembrou mto um poema de Machado de Assis que amo. Parabens!

    ResponderExcluir